terça-feira, 22 de março de 2011

Refletir a Gestão do Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores aprendeu na prática que, para transformar o Brasil por meio da gestão do Executivo (em qualquer de suas esferas), para fazer o Estado brasileiro trabalhar para todo o seu povo, não basta governar bem. É necessária não somente a interpretação própria adequada sobre o nosso trabalho, como a eficácia na distribuição desta interpretação à sociedade – tanto em relação à veracidade de suas afirmações, quanto em relação à eficácia dos meios utilizados para a informação do cidadão e do eleitor.

A atual conjuntura de disputa política do País, e de Fortaleza especificamente, exige resposta a estratégia das forças de oposição, não apenas partidárias, a qual consiste no esforço desesperado de omissão dos fatos e números – amplamente favoráveis aos governos de esquerda – à divulgação de interpretações grosseiramente equivocadas sobre as políticas de nossos governos, quando não de factóides insustentáveis, e à propagação de preconceitos seja de cunho neoliberal, mais elaborados, seja de outros mais rudes de cunho sexista, racial ou elitista.

Tudo isto é de nosso conhecimento: Trata-se portanto do exercício de reflexão sobre nossas ações, a fim de produzirmos conteúdo veraz e convincente, e da reflexão – metáfora óptica – deste conhecimento para o povo fortalezense, cearense, brasileiro.

A mera comparação entre os seis anos da gestão de Luizianne Lins à frente da Prefeitura de Fortaleza e as gestões anteriores da cidade seria suficiente para demonstrar que o Poder Executivo Municipal decidiu e efetivamente investiu em setores historicamente relegados a segundo plano, quando não abandonados. Estes são, agora, prioridade.

Aqui se enquadram a política habitacional exemplar, a manutenção da tarifa de transporte urbano mais acessível de todas as capitais brasileiras e o retorno à contratação de concursados públicos, bem como os aumentos reais dos ganhos do funcionalismo público municipal.

Isto, no entanto, é apenas parte da transformação da gestão de nossa cidade. Os grandes investimentos agora são vocacionados para os bairros com maior adensamento populacional, como o Pirambu, a Barra do Ceará, o Castelo Encantado, resgatando o sentimento de pertencimento de uma população capaz, agora, de constatar pragmaticamente sua condição de sujeitos de direitos.

Além disso, quanto à prática administrativa, esta gestão reinaugurou o planejamento coordenado e integrado de suas ações, o que permitiu identificar as vocações da cidade para a geração de emprego e renda. Não quisemos um estaleiro de R$ 38 milhões que lançaria fuligem sobre um grande adensamento urbano ou sobre o centro histórico da cidade, mas por bem menos recuperamos a vocação turística subutilizada, alcançando a marca de ocupação praticamente total da rede hoteleira nos períodos de reveillon  e carnaval. O que era inimaginável há seis anos – a Praia do Futuro repleta de fortalezenses e turistas em pleno domingo de carnaval – hoje é realidade graças à intervenção consciente e planejada do Município.

A cidade recuperou sua alegria e jovialidade. Esta alegria e jovialidade é o que nossa Prefeita representa hoje. Uma mulher inteligente, corajosa e bela. Como nossa cidade.

Estes exemplos de ações bem sucedidas, podendo-se listar ainda muitas e muitas outras, refletem esta diretriz fundamental do governo de Luizianne Lins em Fortaleza: Trabalhamos para o povo desta cidade, investimos onde os recursos públicos beneficiarão o maior número de pessoas, no atendimento das necessidades básicas da população, como moradia e transporte, e das necessidades elevadas da população, como a formação de conhecimento e arte, desde a infância à produção tecnológica e artística. E investimos no usufruto das produções artísticas porque, ainda que se trate de um bordão batido, continua verdade que “não queremos só comida, queremos comida, diversão e arte.” Nada menos do que isso, e ainda mais: porque afinal queremos é domar e construir nosso destino como nação e civilização brasileira.

Ranulpho Muraro

3 comentários:

  1. Lindas palavras Ranulpho.
    Nossa gestão tem feito e ainda faz muito por nossa cidade. Quanto aos problemas? Nem precisa perguntar... é claro que existe e são enfrentados todos os dias. Ai cabe uma reflexão na frase: Qual a coisa mais fácil e mais difícil do mundo?
    A mais fácil é FALAR DA VIDA ALHEIA e a mais difícil; ENTENDER A NÓS MESMO.
    Falar e apontar é o que muitos tem feito, mas poucos são os que param e pensam nos exemplos listados acima, de ações bem sucedidas e da transformação que ainda está acontecendo em nossa cidade. Ninguém se satisfaz com nada, quanto mais tem, mais quer. Vai entender o que o povo quer...

    ResponderExcluir
  2. Tereza, é simples entender o que o povo quer: o povo quer ser feliz, quer poder trabalhar e sustentar a família, se divertir com tranquilidade e segurança, viver a vida! O que a gente não pode é se enganar e tomar como sendo do povo as dúvidas, exigências, reclamações e críticas de alguns. Não vamos nos iludir! Uma coisa é o debate na Internet, outro é o das ruas. E tanto aqui quanto lá, nós vamos vencer!

    ResponderExcluir
  3. PREFEITA LUIZIANNE E O POVO, CONSTRUINDO A "FORTALEZA BELA!"
    PARABENS PREFEITA LUIZIANNE LINS!
    * * *
    O POVO ACOMPANHAMOS A DEDICAÇÃO DE
    V. EXA. NO ESFORÇO TITÂNICO EM
    FAVOR DA MELHORIA DE NOSSA CIDADE!
    E, APENAS O POVO INTERESSA JULGAR,
    PORQUE 'ADVERSÁRIOS POLÍTICOS' NÃO
    SERVEM NEM PARA FAZER UMA "CRÍTICA
    CONSTRUTIVA" - QUANDO 'ELOGIAM QUEREM
    COOPTAR'; QUANDO CRITICAM 'QUEREM
    DESTRUIR! - A OPOSIÇÃO NÃO SERVE AO
    POVO, SEUS COMPROMISSOS SÃO COM A
    ELITE DEMO/TUCANA, "CAPITÃ" DO 'APARTADO'(apartheid) DE SEGREGAÇÃO
    SOCIAL (racista, precoceituosa,
    discriminadora e separatista...)!
    "A POPULAÇÃO QUER PREFEITO DO POVO,
    COM O POVO, PARA O POVO!"
    http://dipedrosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir